terça-feira, outubro 16, 2007

Saudade existe?

Em um dia desses, daqueles onde você se sente meio que “sem lugar”, estava eu mudando canais compulsivamente atrás de algo na TV que, no mínimo, fosse digno de minha humilde atenção, quando de repente me deparo com uma imagem que me pareceu, de pronto, curiosa. A cena era composta por nada mais nada menos do que aquela figura estranhamente estranha chamada Elke Maravilha e uma menina que deveria ter, no máximo, uns 10 anos conversando. Não sei bem porque, parei pra ver/ouvir o que elas falavam. E não é que fui surpreendida dentro do meu pré-conceito por novelas toscas e aparentemente sem nada muito bom a oferecer?! Elas estavam falando sobre esse tal sentimento chamado Saudade! Sim, sim.... acabo de me dar conta do que, além da figura contracenando, me fez parar e ouvir... era o tema! Sempre achei essa tal de Saudade muito estranha. Sempre escutei pessoas falando: “Estou com tanta saudade de você!”. E me sentia tão diferente ao me dar conta de que nunca era recíproco. Sempre procurava, e muitas vezes ainda procuro, um buraco pra me esconder quando escutava essa famosa frase. Pois nunca sabia, e nem sei se hoje sei, o que responder. Mas enfim, pensava eu que essa tal de Saudade nem existisse, ainda mais quando ouvi essa idéia estranha de que só em português existe tal palavra, pronto! Isso já foi mais do que o suficiente para me dar conta do fato de isso ser mais um invenção da mente humana pra dar nome ao que nem se quer existe. Mas fui crescendo e comecei a perceber que essa tal de Saudade PODE (eu disse pode) até existir, outrora me deparei com um sentimento bem parecido com a descrição que falam... Mas será mesmo que era Saudade? Bem, pensando sobre isso fui atrás de nosso eterno pai: o dicionário! E está lá claramente: desejo; lembrança de um bem passado ou de que se está privado; nostalgia; Pesar pela ausência de pessoa querida (grifo meu). Depois de ter lido isso, foi o bastante para me dar conta de que essa coisa estranha de Saudade pode memso existir. Mas o que me fez parar e pensar sobre isso, depois de tanto tempo, foi aquela conversa da novela. Sim, aquela com a Elke! E a conversa começou com o fato de a menina falar que sentia falta de uma pessoa importante e a personagem que a Elke interpretava tentava consolá-la, e aqui entre nós, foi um belo “consolo”, tão belo que aquelas palavras me consolam até hoje quando sinto “Saudade”. Pode parecer bobo aos olhos de que lê isso aqui, mas ela falava da diferença da Saudade boa e da Saudade ruim. Ela dizia que saudade ruim é aquela que você sabe que nunca pode “matar”, essa sim deve ter má conotação e fazer sofrer de fato. Mas por outro lado, há também aquela que é boa, essa a gente pode “matar” . Pois vem junto com um sentimento de esperança (esse é um dos sentimentos que eu mais gosto). E o mesmo legal é “matar” mesmo. Essa foi a parte que eu mais gostei, porque eu pensei: Nossa, eu achava que só eu reparava no gosto bom que tem “matar saudade”. Sempre pensei e penso que as relações precisam mesmo de um espaço pra que haja tempo pra essa tal de Saudade (seja lá o que isso signifique), como uma forma de preservar o Eu de cada um na relação mesmo. Talvez isso seja até um medo de “misturas” da minha parte, mas... é assim que eu vejo.

Enfim, penso que escrevi isso tudo aqui pelo simples fato de estar com Saudade, mas de que? De quem? Não sei! Então... como posso saber se é uma saudade boa ou ruim? Talvez precise buscar um novo “consolo” pra Saudades sem alvo. Mas se não tem alvo... será que ainda posso chamar de Saudade? Pelo visto, não mudei tanto minhas dúvidas como pensava. Ainda tenho uma dúvida: Saudade existe?

5 comentários:

Cláu Saraiva disse...

Poxa amiga...
adorei o texto de verdade!!!
bjks

Unknown disse...

O.o

Como eh q pode...???

Adorei o texto... realmente, acontece cmg...

Qnd alg diz: "Tava com tanta saudade de tu"... e fica aquele silêncio, sem saber o q falar....


Tais lendo os meus pensamentos???
kkkkkkkkkkkkk

muito massa

bjos

Anderson TS disse...

Bom, eu acho que saudade existe.
Acho que está mais pra um sentimento de desejo, de desejar aquilo ou aquele que no momento vc não tem. Sentir a falta e querer anulá-la.
Como tu disse, tem a boa e a ruim. A ruim é realmente ruim, é quando a gente sente falta de alguém que já morreu por exemplo. A boa não é tão boa assim, o seu desejo pode mesmo assim nunca ser saciado. O tempo de "matar saudade" pode não ser suficiente...
No fim das contas creio eu que a saudade não é um sentimento prazeroso, mas é inerente a inquietação do ser humano. Talvez nossas vidas sejam conduzidas de forma que tentemos "matar" nossas saudades, conhecidas ou não. Resta-nos a esperança.

Anônimo disse...

Nao te conhece mais minhairma saudade existe e doi pra caramba pode ter certeza machuca de uma forma que agente chega a sentir o coraçao chorar

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.